Pilates, tudo de bom!!!
Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse e para que seja mentalizado. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo, na respiração e controle mental.
Indicações:
Para todas as pessoas de qualquer idade, não tem contra-indicação, é bastante procurado por pessoas sedentárias e que não gostam de academia.
Indicado para fins terapêuticos: pacientes neurológicos, esclerose múltipla, mal de Parkinson, AVC , deficiência física, lesões do esporte, LER, fibromialgias, hérnia de disco; protusão discal, artrose e artrite.
Joseph Hubertus Pilates (1883 - 1967)[1] foi o inventor do método Pilates de condicionamento físico.
Nasceu em Mönchengladbach, próximo a Düsseldorf, Alemanha, seu pai tinha o sobrenome de Pilatu, pois era de descendência grega. E sua mãe, naturopata, de ascendência alemã.
Possivelmente Joseph Pilates tenha sofrido bullying durante a infância, sendo insultado de "Pôncio Pilatos, assassino de Jesus Cristo", motivo pelo qual modificou sobrenome.
Joseph Pilates, quando criança, era doente sofria de raquitismo, asma e febre reumática; na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira-de-rodas começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental, na época a atividade fisica eram só para os ricos. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele.
Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas e assim ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável, o metodo sobrevive no seu pós morte.
É importante referir que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de praticante para outro. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade, perante determinado indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios.
Foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho, os que tiveram esse privilégio acabaram mais tarde, após a morte de Joseph Pilates, por fundar as suas próprias escolas, chegando alguns a declarar a prática do método original.
Morreu aos 83 anos, em perfeita saúde, após tentar salvar seus aparelhos de um incêndio, inalou muita fumaça, levando-o a morte.
Pilates para melhor idade
"Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. O instituto considera idosas as pessoas com 60 anos ou mais, mesmo limite de idade considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os países em desenvolvimento. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.
O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade. Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).
A população brasileira vive, hoje, em média, de 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. Estima-se que em 2020 a população com mais de 60 anos no País deva chegar a 30 milhões de pessoas (13% do total), e a esperança de vida, a 70,3 anos."
Guia Serasa Cidadania
Com tempo as células de nosso corpo param de se regenerar, a musculatura fica flácida, perdemos o equilíbrio e a atenção e a melhor forma de mantermos a vitalidade são com as atividades físicas, alimentação saudável, visitas regulares ao geriatra e não deixar de se socializar.
O Piltates é um bom é ótimo exercício para a melhor idade, ele é bem completo, tem bons resultados e rápidos.
Benefícios:
- Alongamento e flexibilidade,
- Coordenação e equilíbrio ,
- Atenção,
- Força e resistência,
- Mentalização,
- Agilidade
- Melhora da postura,
- Resistência pulmonar,
- Aumento do tônus,
Duração:
- aula dura em média 1 h
Avaliação:
- Fazemos a avaliação prévia para elaborarmos o tipo de exercícios para cada aluno, respeitando seus limites e verificando os desvios e encurtamento do corpo.
- Ao inicio da aula vamos aferir a PA( pressão arterial ) do praticante, apenas como um cuidado devido a idade e também por sermos profissional da área da saúde.