Joseph Hubertus Pilates (1883 - 1967)[1] foi o inventor do método Pilates de condicionamento físico.
Nasceu em Mönchengladbach, próximo a Düsseldorf, Alemanha, seu pai tinha o sobrenome de Pilatu, pois era de descendência grega. E sua mãe, naturopata, de ascendência alemã.
Possivelmente Joseph Pilates tenha sofrido bullying durante a infância, sendo insultado de "Pôncio Pilatos, assassino de Jesus Cristo", motivo pelo qual modificou sobrenome.
Joseph Pilates, quando criança, era doente sofria de raquitismo, asma e febre reumática; na adolescência prevendo seu futuro numa cadeira-de-rodas começou a estudar, como autodidata, anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental, na época a atividade fisica eram só para os ricos. Com isso desenvolveu exercício em aparelhos rústicos inventados por ele.
Praticando esses exercícios em aparelhos criou seu próprio método e tornou-se obcecado em superar suas limitações físicas e assim ainda jovem tornou-se ginasta e mergulhador. Finalmente desenvolveu cerca de quinhentos exercícios que o ajudaram, bem como seus seguidores, a levar uma vida longa e saudável, o metodo sobrevive no seu pós morte.
É importante referir que o Método Pilates não se centrava em exercícios padronizados, servidos como uma receita reutilizável de praticante para outro. O método tinha aqui um cunho irrefutável de individualidade, perante determinado indivíduo, Pilates alterava radicalmente os planos comuns de exercícios.
Foram poucos aqueles que puderam assistir a todo este mecanismo de trabalho, os que tiveram esse privilégio acabaram mais tarde, após a morte de Joseph Pilates, por fundar as suas próprias escolas, chegando alguns a declarar a prática do método original.
Morreu aos 83 anos, em perfeita saúde, após tentar salvar seus aparelhos de um incêndio, inalou muita fumaça, levando-o a morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário